Como configurar o Ideris para emissão automática de notas fiscais (NF-es)

Como configurar o Ideris para emissão automática de notas fiscais (NF-es)

Para fazer emissão de notas fiscais através do Ideris é necessário possui um emissor de NF-es.
Quer saber mais sobre os emissores de integração nativas do Ideris, CLIQUE AQUI.
Para automatizar sua emissão de NF-es é necessário configurar seu emissor de notas (ERPs) no Ideris
Saiba como configurar o Ideris para emissão de NF-es, CLICANDO AQUI.

Fazer a emissão notas fiscais através do Ideris já era algo possível, até mesmo de forma massiva e de múltiplos canais de uma só vez. Mas o que é bom, sempre pode melhorar, e, que tal fazer fazer a emissão de suas NF-es de forma automática através de seu integrador.

Neste artigo, abordaremos esta automação do sistema de emissão de notas do Ideris e como configurá-la.

Vamos nessa!?

1. Aplicação da automação e seus canais


Vale ressaltar que este sistema de automação está em sua fase beta, ou seja, ainda em análise de aplicação e disponível em um primeiro momento apenas para o marketplace do Mercado Livre.

Outro ponto interessante é que essa feature é habilitada conta a conta, ou seja, você escolher para quais contas do marketplace você quer ativar a emissão automática, dando a você usuário a possiblidade de aplicação de diferentes estratégias para cada uma de suas frentes de vendas.



2. Configurando o Ideris para emissão automática de NF-es (notas fiscais)


A partir de qualquer tela do Ideris, clique no Menu Principal, depois no menu Configurações, seguindo para o sub menu de mesmo nome e por fim clicando na opção Notas Fiscais, conforme esquema a seguir:



Já na tela Notas Fiscais, localize a aba do canal que deseja efetuar a configuração de automação, clicando na mesma para acessá-la. Dentro da aba do canal desejado, você poderá verificar todas as contas do canal já configuradas previamente sem seu painel Ideris e todas as possíveis configurações a serem aplicadas à cada conta:



As configurações para emissão de notas fiscais já conhecidas por você devem ser executadas normalmente (Dúvidas de como configurar o Ideris para emissão de NF-es, CLIQUE AQUI), porém, para que haja a automação de emissão da NF-e, será necessário deixar selecionada a opção "EMITIR NF AUTOMATICA". Flegada a opção, basta rolar a página a até o canto inferior esquerdo da tela e clicar no botão azul "Salvar informações".



Pronto! A partir de agora, ao receber novos pedidos das contas em possuem a opção "EMITIR NF AUTOMATICA" e o Ideris irá enviar o comando de emissão automaticamente para o emissor configurado para esta conta.

3. Recursos adicionais da automação

3.1 Alteração automática de status de pedidos


Além da emissão automática das notas fiscais (NF-es) dos novos pedidos, é possível fazer a modificação automática dos Status de Pedidos Ideris após a emissão automática das NF-es. Isso irá organizar o processo de evolução dos pedidos dentro de seu fluxo operacional, além de deixar dar a possiblidade de filtrar um status pedido e validar se o sistema de automação está funcionando corretamente.

Para configurar este recurso, basta seguir o mesmo caminho de acesso às configurações para emissão de notas fiscais, sendo que na coluna "STATUS PEDIDO" haverá um lista para seleção do status de pedido que você configurar, conforme imagem abaixo:



IMPORTANTE: Caso você deixe o status na posição "-selecione-", não será aplicada nenhuma modificação de status ao pedido após a emissão da nota automaticamente. Sendo que o pedido permanecerá no status padrão de entrada do pedido.

Selecione dentre as opções disponíveis a que melhor se adequa à sua operação e para aplicar o recurso,  basta rolar a página a até o canto inferior esquerdo da tela e clicar no botão azul "Salvar informações".



3.2 Inclusão automática de valor de frete em nota fiscais por conta


Outro benefício é a inclusão do valor de frete na nota fiscal que se aplica a alguns regimes fiscais e que também podem ser selecionados individualmente, conta a conta.

Para configurar este recurso, basta seguir o mesmo caminho de acesso às configurações para emissão de notas fiscais, sendo que na coluna "INCLUIR FRETE" será necessário deixar selecionada a opção "INCLUIR FRETE". Flegada a opção para uma das contas que deseja aplicar a regra, basta rolar a página a até o canto inferior esquerdo da tela e clicar no botão azul "Salvar informações".



Estes são alguns recursos de automação disponíveis no Ideris para que você possa tornar seu processo de gestão pedidos mais ágil e eficiente.

Caso ainda haja dúvidas quanto a este processo, não deixe de abrir um chat com nossa equipe de suporte no balão roxo disponível no canto inferior direito de quaisquer telas de seu painel Ideris.

Até a próxima!


    • Related Articles

    • Como configurar o Ideris para emissão de NF-e para a Shopee

      Para configurar seu painel para emitir NF-es para a Shopee, sua conta deve estar devidamente configurada no Ideris. Saiba como configurar sua conta Shopee no Ideris, CLICANDO AQUI. Esta configuração é aplicável a todas as integrações de ERPs nativas ...
    • Como ativar o Callback de NF-es (notas) do Bling para o Ideris

      ATENÇÃO: Esta é uma ação feita fora do Ideris, quaisquer mudanças em disponibilidade de informações ou mesmo alteração dos caminhos para esta configuração não são de responsabilidade do Ideris. IMPORTANTE: Este é um parâmetro liberado mediante ...
    • Como integrar Bling/Tiny ao Ideris para emissão de Notas Fiscais

      Integração utilizando o certificado digital A1/A3 para emissão de notas fiscais em massa no Bling/Tiny através do Ideris. Antes de continuar certifique-se que tenha gerado o token do Bling/Tiny. Caso contrário gere o token do Tiny clicando aqui, ou ...
    • Como ativar o Callback de NF-es (notas) do Tiny para o Ideris

        No navegador de sua preferência, faça login em sua conta Tiny e também em seu painel Ideris. Você trabalhará com ambos de forma conjunta. No Ideris, clique no Menu Principal , em seguida  e navegue até o menu de ações Notas Fiscais. No final da ...
    • Como enviar NF-es para Shopee a partir do Ideris

      Neste artigo você aprenderá a como enviar suas notas fiscais (NF-es) emitidas dentro do Ideris para a Shopee. Vamos ver. A partir de qualquer tela do Ideris, clique no Menu Principal , em seguida Pedidos e por fim escolha a opção Pesquisa, conforme ...