Qual a diferença entre Produto, SKU e Anúncio?

Qual a diferença entre Produto, SKU e Anúncio?

Ao apresentar este questionamento, muitos podem até mesmo dizer que não há diferenças ou que tudo é a mesma coisa, mas definitivamente não é.

Apesar de estarem diretamente correlacionados um ao outro, são coisas distintas e entender bem esse conceito pode fazer você progredir rapidamente no uso das ferramentas do Ideris. Então, explicaremos abaixo o que é cada coisa e ao fim, mostraremos a correlação entre eles no contexto diário de nossas atividades.

1 Produto


Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

Mas na prática é um item físico, você tem em sua prateleira e pode ser repassado para alguém em processo de venda. Também definido popularmente como "Mercadoria".

Quando se tem um sistema, faz-se necessário analisar e transcrever as informações, atributos, características e afins ao sistema. A este processo dá-se o nome de cadastro de PRODUTO e que também sintetizamos para PRODUTO que está agora dentro do sistema.

2 SKU


O SKU – Stock Keeping Unit é um termo em inglês que pode ser traduzido como “unidade de manutenção de estoque”, destinado a organizar seu inventário. Trata-se de um código único, dentro de cada empresa, que visa melhorar a gestão de estoque, transição de mercadorias e identificar seu produto.

Imagine um cenário real em que ao se referir a um determinado produto de sua empresa você tenha falar seu nome e todas as suas características, por exemplo: 

      - "Fulano, pegue, por gentileza, no estoque um unidade da Camisa Polo Salmão 100% algodão?"
      - "Tá mas é a Salmão com gola lisa ou aquela com as listras brancas?"
      - "Verdade, deixa eu ver no pedido..."

Apenas neste pequeno diálogo, já podemos perceber que houve uma perda de tempo entre os envolvido, apenas para entender o que foi solicitado de um para o outro. O SKU neste contexto, tornaria a mensagem assertiva e rápida:

      - "Fulano, pegue, por gentileza, no estoque um unidade da ID001."
      - "OK!"

O código SKU tornou a identificação do produto simples e efetiva. 

Além desta natureza já exposta, o SKU possui um caráter importantíssimo dentro do Ideris, que é, ser o elo de conexão de estoque. Ou seja, havendo IGUALDADE de códigos entre o que há informado no cadastro de produto do Ideris e o indicado no anúncio no canal de vendas, será possível identificar o foi vendido, permitindo a baixa de estoque e por consequência as atualizações em todos anúncios que possuam este código, promovendo o controle de estoque.

3 Anúncio


É aqui onde mora a maior dúvida, é comum ouvirmos de parceiros, "Eu tenho X produtos no Mercado Livre", mas não, este nosso parceiro está se referindo na realidade a ANÚNCIOS e não a PRODUTOS.

O anúncio deve ser pensado como a ferramenta de vendas de um produto em um determinado canal de vendas, é como seu você tivesse um PRODUTO para vender e fizesse panfletos, "outdoors", propagandas na TV e afins. Ao fazê-lo, você está ANUNCIANDO que seu produto está a venda, ou seja, você fez um ANÚNCIO de seu PRODUTO.

Por tanto, é correto afirmar que existem PRODUTOS sem ANÚNCIOS, mas jamais existirá ANÚNCIOS sem um PRODUTO. São coisas muito parecidas, conectadas, porém diferentes.

4 A relação entre estes conceitos


Poderíamos escrever para explicar, mas possivelmente um diagrama tornará o entendimento mais fácil. Vejamos então:



Caso ainda haja dúvidas quanto a este processo, não deixe de abrir um chat com nossa equipe de suporte no balão roxo disponível no canto inferior direito de quaisquer telas de seu painel Ideris.

Até a próxima!   


    • Related Articles

    • Criação e Gestão de Anúncio/Produto Loja Integrada

      Como criar de forma rápida e fácil produtos em sua loja virtual: Em Produtos > Pesquisa, busque pelo produto que deseja criar na Loja Integrada e clique no botão de opção e em Criar anúncio Loja Integrada. Preencha as informações e configurações do ...
    • Como criar SKU?

      Para que serve o SKU? O SKU serve para você conseguir fazer uma gestão de seus produtos que visa melhorar a gestão de estoque e a liberação de mercadorias. O que é o SKU? São códigos de identificação dos seus produtos para um controle interno. Isso ...
    • Copia de anúncios entre contas

      Saiba como copiar os seus anúncios do Mercado Livre entre as suas contas dentro do Ideris. Na página inicial do Ideris clique no menu em "Lojas > Mercado Livre > Anúncios". Na tela de anúncios, procure o que deseja copiar e clique em "Copiar ...
    • Como criar e/ou importar um anúncio da Madeira Maderia

      Criar novo anúncio no MadeiraMadeira Atenção! Você deve verificar diretamente com o Marketplace MadeiraMadeira quais são os produtos permitidos e quais as restrições que sua loja tem. Na página inicial do Ideris clique no menu em ...
    • Importação / Associação anúncio Amazon

      Como realizar a Importação / Associação de seu anúncio da Amazon Para realizar a Importação / Associação de seu anúncio da Amazon, basta ter seu produto criado no painel do Ideris e então optar pela opção que se adapta a sua operação. Na página ...